Em conferência de imprensa realizada no noite de hoje (18), durante a
GDC 2014 (Game Developers Conference), a Sony anunciou um novo
acessório para o PlayStation 4. A novidade em questão são os óculos de
realidade virtual “Project Morpheus”, uma espécie de Oculus Rift para o
PS4.
Segundo Shuhei Yoshida, presidente mundial da Sony, o projeto
vem sendo trabalhado pela companhia japonesa desde 2010, quando os
primeiros protótipos foram desenvolvidos tendo ainda como foco o
PlayStation 3. À época foi utilizada uma versão em primeira pessoa do
game God of War 2 como base de testes.
“A indústria está crescendo
e com isso está criando novas possibilidades para os jogadores”,
explicou o executivo. “Avanços que as pessoas não imaginavam hoje são
possíveis. O PlayStation está focado em levar essas experiências
inovadoras para os jogadores”, completou.
A próxima novidade é a realidade virtual
Antes
de apresentar o novo aparelho, Yoshida falou sobre os trabalhos de
pesquisa para se chegar ao resultado revelado na noite de hoje. Segundo
ele, desde 2010 a companhia trabalha em protótipos voltados para essa
finalidade, alguns deles grandes e desajeitados.
Em outro momento
ele exibiu imagens antigas de uma versão do game God of War 2 em
primeira pessoa. Além disso, alguns protótipos combinaram ainda os
recursos do PlayStation Move. Todo esse trabalho resultou no novo
dispositivo chamado inicialmente de Project Morpheus.
Project Morpheus
Antes de revelar o novo
produto, a Sony deixou claro que a versão apresentada no palco da GDC
2014 na noite de hoje é um protótipo. Por conta disso, antes de sua
chegada ao mercado, podem haver modificações tanto no seu visual quanto
em suas funcionalidades recursos.
“Nós acreditamos que o Morpheus
vai melhorar a experiência do PS4, integrando-se com a PlayStation
Camera e o PlayStation Move”, revelou Yoshida. Nós continuaremos
melhorando esse protótipo a partir das impressões que teremos dos
desenvolvedores”, completou. Ele acrescentou ainda que demonstrações da
nova tecnologia estarão disponíveis durante o evento.
Como o Project Morpheus vai funcionar?
Para
explicar mais detalhes sobre os novos óculos de realidade virtual da
Sony, Richard Marks, diretor sênior de pesquisa e desenvolvimento da
empresa, veio ao palco. Segundo ele, o novo acessório será utilizado
para jogos e outras atividades. Marks acrescentou ainda que até mesmo em
projeto com a NASA a companhia vem trabalhando.
Para que o
produto seja bem-sucedido em sua chegada ao mercado, a Sony vai focar
inicialmente em seis áreas: visão, audição, monitoramento, controle,
facilidade de uso e conteúdo. Para ele, a experiência da empresa com a
parte óptica vai dar ao acessório uma grande vantagem no quesito visão.
Contudo,
a peça-chave no processo parece ser o rastreamento de posição. Segundo
Marks é esse rastreamento o verdadeiro coração da realidade virtual.
Entretanto ele vê as tecnologias disponíveis na PlayStation Camera e no
DualShock 4 como diferenciais nesse quesito.
A facilidade de uso também foi apontada como outro fator fundamental.
“O consumidor terá que conseguir à loja, comprar um, ligá-lo e fazê-lo
funcionar com facilidade”, destacou. Marks acrescentou que o produto
deve ser confortável e que não requeira instalações de drivers ou
configurações mais trabalhosas.
Um olhar sobre o Project Morpheus, segundo a Sony
- Realidade virtual é um meio, não um periférico
- Reconhecimento de presença é a chave
- Jogos são apenas um dos tipos de conteúdo
- As emoções são ampliadas;
- As experiências são sociais
- Deve ser facilmente utilizável por todos
Aspectos técnicos
Anton
Mikhailov, engenheiro de software sênior na SCEA R&D, classificou o
Project Morpheu como um “killer app” – produto capaz de mudar por
completo um segmento do mercado.
“Para manter os jogadores imersos
por mais tempo, os desenvolvedores de jogos e os engenheiros da Sony
devem manter a latência baixa, as taxas de frames altas, com tudo bem
calibrado renderizando imagens limpas. O áudio 3D fecha o pacote”,
revelou.
O engenheiro destacou ainda que o Morpheus é muito confortável de ser
utilizado, é ajustável e permite que os fones de ouvido sejam plugados
diretamente na unidade. Além disso, os enjoos causados pelos movimentos
também foram reduzidos – um problema comum aos óculos de realidade virtual.
Por
fim, ele acrescentou que o Morpheus é capaz de exibir imagens em 1080p
em um campo de visão de 90 graus. Em se tratando de jogos, para a GDC
2014 alguns demos jogáveis estarão disponíveis: The Deep, The Castle,
Eve Valkyrie e Thief.
Project Morpheus: status atual do projeto
- Exibe imagens com resolução 1080p
- Frequência de 1.000 Hz
- Imagens em 360 graus
- Campo de visão maior que 90 graus
- 3 metros cúbicos de volume
- Pode ser usado com óculos
- Aceita fones de ouvido sem fio
- Compatível com controles DualShock e PS Move
- Sem previsão de lançamento
- Sem preço definido


